Aspiração Folicular por Laparoscopia (LOPU) em Bezerras

Bovinos
Data: :  1 de Junho de 2018

Local: Novagen Genética Ltda.  |  Cidade: : Itapira, Brasil

O CURSO

A Produção In Vitro de Embriões (PIVE) é uma biotecnologia reprodutiva que permite acelerar a melhoria genética ao aumentar a progênie de animais de alto mérito genético, bem como otimizar o uso de uma dose de sêmen em centenas de oócitos de diferentes fêmeas doadoras. Com o advento da seleção de marcadores genômicos, há um interesse crescente por reproduzir fêmeas de alto mérito genético em idades pré-púberes. No entanto, a recolha de óvulos orientada por ultra-som não pode ser utilizada nestes animais até aos 6 meses de idade, dependendo da raça e da nutrição.

A Aspiração Folicular por Laparoscopia (LOPU) foi desenvolvido para a coleta de oócitos em pequenas espécies de ruminantes, especialmente ovelhas, cabras e veados. É extremamente eficiente para a recuperação de oócitos de alta qualidade de fêmeas de elite, que são então enviados ao laboratório para a produção de FIV e embriões. Além disso, os animais pré-púberes, incluindo os bezerros, têm geralmente respostas ováricas muito mais elevadas do que os adultos, o que compensa uma menor capacidade de desenvolvimento dos oócitos. Esta tecnologia permite a produção de descendentes vivos de animais de elite antes que atinjam idade e peso para primeira cobertura, acelerando assim o progresso genético, diminuindo o intervalo de geração.

Este curso da Novagen objetiva a capacitação do Médico Veterinário para a correta realização da técnica de LOPU em bovinos e bubalinos pré-púberes.

ENFOQUE NA PRÁTICA, seguindo metodologia Novagen, haverá disponível 1 kit de LOPU para cada equipe de 3 alunos e 6 animais por equipe. 

 

AULAS MINISTRADAS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL 

INSCREVA-SE AGORA CLICANDO AQUI!

 

PROFESSOR 

Hernan Baldassarre, Ph.D.

 

Prof. Dr. Baldassarre obteve seu diploma de médico veterinário da Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Buenos Aires e seu Ph.D. em Ciência Animal da Universidade McGill, em Montreal, Canadá. Conta com mais de 20 anos de experiência na área de Reprodução Assistida, com foco especial em ovinos e caprinos, possuindo mais de 60 publicações em revistas e jornais sobre inseminação artificial e tecnologias de sêmen, superovulação e transferência de embriões, produção in vitro de embriões, bem como a geração e propagação de animais transgênicos e clonados.

 

Foi o primeiro autor a publicar a técnica de LOPU em ovinos (Baldassarre et al.; Anim. Reprod. Sci. (35), 145-150), tendo realizado este procedimento em mais de 1.500 ovelhas e 2.500 cabras, com médias de 10 e 14 oócitos por doadora, respectivamente. Ao longo dos últimos 20 anos, otimizou a técnica e tornou-se o padrão de excelência para a produção in vitro de embriões, produção de zigotos para microinjeção (geração de transgênicos) e a produção de embriões por transferência nuclear (clonagem). Recentemente, Prof. Hernan Baldassarre aplicou a LOPU na coleta de oócitos de várias espécies de ruminantes selvagens ameaçadas de extinção na África do Sul, e a reprodução assistida de Pumas no Brasil (em colaboração com a Novagen). Nos últimos 2 anos, ele refinou e otimizou a técnica LOPU para aplicação em gado leiteiro e bezerros de búfalo.

 

Em seu cargo atual no departamento de Ciência Animal da Universidade McGill (Quebec - Canadá), Dr. Baldassarre é responsável pela criação e gestão de parcerias estratégicas de investigação com empresas privadas interessadas na realização de pesquisa conjunta em áreas de interesse mútuo.  Atualmente, está envolvido com projetos nas áreas de tecnologias de reprodução assistida em animais de produção, biotecnologia de animais transgênicos, incluindo modelos animais para o estudo de doenças humanas, reprodução prepúberes em ruminantes, produção de leite e fisiologia da glândula mamária.

  

PÚBLICO ALVO

Médicos Veterinários e estudantes que já cursaram a matéria de reprodução animal.
É indispensável a apresentação do CRMV ou comprovante de matrícula.
É desejável que o profissional tenha conhecimento da técnica de Inseminação Artificial por Laparoscopia (IAL).

 

CONTEÚDO

DOADORAS
Fatores de consideração na seleção e manejo das bezerras doadoras
Protocolos de estimulação hormonal
Técnica de LOPU

PROGRAMAÇÃO

1º DIA
8h às 12h - Aula Teórica
13:30h às 17:30h - Demonstração In Vivo da técnica de LOPU

2º DIA
8h às 12h - Aula Prática de LOPU
13:30 às 17:30h - Aula Prática de LOPU

Mesa redonda e perguntas 

 

DATA E LOCAL

junho de 2018
Novagen Genética Ltda - Itapira - SP
Rod. Mons. Clodoaldo de Paiva (SP 147), km 37,5

 

INVESTIMENTO

U$1.100,00 (À VISTA 10% DESCONTO)

ATENÇÃO: VAGAS RESTRITAS - APENAS 9 VAGAS

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Fale Conosco - Formulário
+55 (19) 3913-3300

INSCREVA-SE AGORA CLICANDO AQUI!

 

Telefone :
+55 (19) 3913-3300
Email :
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço :
Rod. Mons. Clodoaldo de Paiva, km 37,5
Itapira, Brasil

 

Mapa :


 

Todas as Datas:


  • De 1 de Junho de 2018 até 2 de Junho de 2018
    Sexta & Sábado
 

Onde se Hospedar

Em Itapira - SP

Hotel Lellis
 www.lelishotel.com.br
 (19) 3863-1440

Ferian Plaza Hotel
 www.ferianplazahotel.com.br
(19) 3813-8877

Go to top