fbpx

SimposioRacasNativas

O I Simpósio Internacional de Raças Nativas é uma realização da Superintendência Federal de Agricultura no Piauí (SFA-PI) e da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiro Pé-Duro (ABCPD), tendo como objetivo a atualização de técnicos, pesquisadores, criadores e estudantes sobre a preservação e o desenvolvimento das raças nativas, além da apresentação de trabalhos científicos sobre os citados temas.
 

Durante a ocasião, a Novagen Genética publica o trabalho Preliminary results in the application of advanced embryo transfer technologies for the genetics improvement of Morada Nova sheep (Resultados preliminares da aplicação de tecnologias avançadas de transferência de embriões para o melhoramento genético de ovelhas da raça Morada Nova), mostrando a preocupação da empresa com a preservação do material genético de raças nativas. Atualmente, a Novagen monta banco genético das raças ovinas cariri, crioula e morada nova, todas nativas e com populações pequenas no país.
 

Trata-se da primeira publicação no mundo sobre Fertilização In Vitro de ovinos da raça Morada Nova.
 

A Novagen Genética foi a única instituição privada a ter trabalho publicado no Simpósio. Segundo o diretor executivo da empresa, o médico veterinário Pedro Nacib Jorge Neto, "a publicação demonstra a preocupação da empresa na preservação do patrimônio genético de raças nativas brasileiras, que possuem história e importância na ovinocultura nacional, e poderão contribuir, no presente e futuro, com a atividade no país". 
 

O trabalho publicado é de autoria dos veterinários Letícia Alecho Requena, Juliane Bayão Carelli e Pedro Nacib Jorge Neto, todos da Novagen Genética, em colaboração com os pesquisadores Hernan Baldassarre (McGill University, Montreal, Quebec, Canada) e Ney Romulo de Oliveira Paula (Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI).
 

ACESSE O TRABALHO COMPLETO

ACESSE O SITE DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RAÇAS NATIVAS

Próximos Cursos

Não há cursos e eventos próximos
Go to top